Saiba como usar o cartão de crédito de forma inteligente

Pela falta de um bom planejamento financeiro, o medo em se endividar e o fato de ter as taxas mais altas do país, muitas pessoas costumam fugir dos cartões de crédito. Porém, ele pode ser um aliado muito bom para a sua vida se você souber usá-lo de maneira inteligente, com moderação e tendo noção do que e de quanto gastar por mês, de acordo com o quanto você ganha. 

Muitas pessoas acreditam que o cartão de crédito é um vilão e nada mais, outros já o tem como um aliado nos gastos do mês. Ele pode ser tanto uma coisa quanto outra, isso só vai depender da forma com que você vai escolher usar esse benefício que as instituições financeiras oferecem. A seguir, veja algumas formas inteligentes de usar o seu cartão de crédito. 

Imagem: Freepik

Como o cartão de crédito funciona

O cartão de crédito é uma boa forma de pagamento que funciona como uma modalidade de empréstimo, com limite mensal pré-definido. A diferença do crédito para o débito, é que ele possibilita gastar e pagar com bens e serviços sem precisar pagar naquele exato momento, além disso também é possível parcelar uma compra, dependendo do valor e de quantas vezes, pode ou não haver juros. Uma vez por mês a pessoa precisa pagar a fatura do cartão e pode optar por pagar o valor cheio ou o valor mínimo, no último caso, há a incidência de juros altos sobre o valor que falta e deverá ser pago no próximo mês. 

Existem inúmeros tipos de bons cartões de crédito no mercado, certamente um deles vai se adequar às suas necessidades.

Dicas para usar o cartão de crédito de forma inteligente

Aqui estão algumas dicas que vão te ajudar a usar o seu cartão de crédito sem precisar se preocupar com os juros ou em ficar endividado, porque se você souber a maneira certa de usar, não vai se enrolar na hora de pagar e nem vai precisar lidar com os altos juros dessa forma de pagamento. 

Verifique se você precisa mesmo parcelar a compra

Nem todas as compras têm a real necessidade de serem parceladas. O parcelamento é um dos caminhos para as pessoas perderem o controle com o cartão de crédito e acabam se endividando. 

Faça compras online apenas em sites que sejam seguros

Apesar da praticidade em comprar pela internet via cartão de crédito, você precisa tomar cuidado em quais locais você insere seus dados bancários. Não é incomum que pessoas mal intencionadas criem sites só para roubarem os dados bancários de outrem. 

Controle o seu impulso de consumir 

Nem tudo o que desejamos, podemos e devemos ter. A compra por impulso é onde as empresas mais costumam lucrar, porque o consumidor não pensa muito antes de finalizar a compra e, muitas das vezes, acaba gastando mais do que pode. Por isso, a necessidade de um bom planejamento financeiro, que delimite certinho o quanto você pode ou não gastar. 

Estipule um limite máximo

Um dos motivos das pessoas perderem a mão com o cartão de crédito é por não estipular um limite máximo real e condizente com a sua situação financeira. Por isso, faça as contas de quanto você ganha, quanto e no que você gasta e quais contas e gastos você vai colocar no cartão para não se endividar. 

Categorias Dinheiro

Deixe um comentário