Dicas para montar seu setup gamer sem sair de casa

Montar um setup gamer é um grande desafio. O grande investimento exige um extenso trabalho de pesquisa, evitando compras inadequadas e arrependimentos. Agora, com a dificuldade de sair de casa e escolher os itens, isso se torna ainda mais difícil. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar.

Publicidade

Planeje bem a montagem

O primeiro passo para montar o setup é o planejamento. Você deve levar em consideração quais jogos você pretende jogar (isso influenciará a montagem do computador e dos periféricos), quanto tempo você pretende passar jogando (para decidir o mobiliário adequado), e se você deseja apenas jogar ou também fazer streamings (dependendo, terá que pensar em uma temática decorativa).

Ao pensar em todas essas questões, é possível estabelecer um teto de gastos para a montagem. Esse passo é muito importante, pois o entusiasmo com o novo setup pode provocar quebras no orçamento e causar arrependimentos futuros.

Escolha os componentes de acordo com o planejamento

Analise bem todos os jogos que você pretende jogar e veja os requisitos mínimos deles. Pesquise os preços das peças necessárias e, caso fuja do planejamento, busque na internet experiências que jogadores tiveram com os mesmos jogos em configurações abaixo das requisitadas. No caso dos componentes internos, comprar produtos usados pode não valer a pena, pois raramente é possível saber quais cuidados os antigos donos tomavam.

Pense no futuro

Você deve, ao mesmo tempo em que busca a economia, pensar nas tendências dos jogos, para que o seu setup não se torne rapidamente obsoleto. O monitor é um ótimo exemplo disso: mesmo que, atualmente, os games rodam tranquilamente em resoluções menores, você deve levar em consideração que, em breve, todos os lançamentos poderão exigir um monitor 4K, que suporta uma resolução de imagem altíssima, para o desempenho desejado.

Conforto e ergonomia são essenciais

Um dos pontos mais difíceis de montar o setup gamer sem sair de casa é a escolha do mobiliário, pois é difícil saber se a mesa e a cadeira te agradarão sem experimentá-las. No entanto, vale a pena comprar móveis pela internet por conta da economia. Se a intenção for passar muitas horas jogando, é fundamental contar com uma cadeira ergonômica, pois ela previne dos problemas nas costas. Nessa hora, é preciso ter muito cuidado, pois nem toda cadeira anunciada como “gamer” segue as normas adequadas de ergonomia.

Para ajudar na escolha, você deve considerar a sua altura e o seu peso e analisar todas as medidas da cadeira, principalmente a altura do encosto, a altura dos braços e o peso suportado. Pesquisar sobre os produtos em fóruns na internet e conversar com os vendedores virtualmente antes de comprar são ações que colaboram muito para a escolha assertiva.

Leve em conta a organização do espaço

Antes de sair gastando e comprando os itens para o seu setup gamer, você deve considerar as limitações e as oportunidades que o seu ambiente traz. Exagerar e comprar muitos produtos com a estética gamer pode até prejudicar a concentração nos jogos se o espaço físico do cômodo for muito apertado.

Deixe um comentário