Dicas e Truques incríveis do Mac

Publicidade

Sempre surge algo novo no dispositivo que facilita nossas tarefas. Para quem tem um Mac, há diversas funcionalidades que deixam nossos afazeres muito mais práticos de realizar.

São dicas e truques bem simples de fazer. Configurações do próprio dispositivo ou aplicativos fáceis de usar que você poderá usar para deixar seu dia a dia mais ágil.

10 Dicas e Truques incríveis do Mac:

1. Pesquise rapidamente aplicativos

Algo bem fácil de pesquisar aplicativos é por meio do Spotlight, usando apenas as iniciais do aplicativo ele mostrará os resultados da pesquisa.

2. Outras funções do Spotlight

É possível também outras funcionalidades do Spotlight é fazer conversões de moedas e unidades, diversos cálculos matemáticos que desejar e também informações do clima atual.

Leu uma palavra e não sabe sua definição? Digite a palavra e pressione o atalho de teclado “⌘ + L” e será mostrado o seu significado.

3. Divida a tela do Mac

Se está pensando em como dividir tela no Mac de uma forma organizada, há uma ótima solução para isso e você pode organizar da forma que desejar.

Com o Mosaic você pode gerenciar janelas de diferentes aplicativos de uma forma fácil e prática de vários modos. Para personalizar a visualização no aplicativo é fácil: 

1. Na barra de menus, verifique se o Mosaic está aberto

2. Arraste as janelas dos apps na configuração desejada

Caso deseje deixar uma tela maior, menor, personalizar do jeito que quiser, você pode ir em Preferências -> Quick Layout. Compatível com praticamente todos os aplicativos.

Isso aumentará a produtividade e tirando a necessidade de ter que ficar trocando de janelas para realizar várias funções em conjunto

4. Mostrar barra de menus com tela cheia

Por padrão, ao ter o aplicativo em tela cheia a barra de menu não aparece. Mas, é possível configurar para que a barra de menu seja mostrada mesmo em tela cheia.

Para poder habilitar no macOS, vá em Preferências do Sistema -> Barra de Deck e Menu e deixe desabilitado a opção do lado de “Ocultar automaticamente a barra de Menu em tela cheia”.

5.  Usar nota rápida

Sempre que precisar fazer uma anotação rapidamente, você pode usar o Quick Note enquanto usa outros aplicativos ao mesmo tempo. Ele fica no canto inferior direito do Mac ou pelo atalho pressionando a tecla Fn ou a tecla Globo e pressione Q.

Pode ser alterado o lugar de acesso em Menu Apple -> Preferências do Sistema ->  Área de Trabalho e Protetor de Tela ->  Protetor de Tela ->  Hot Corners.

6.  Colar textos com melhor formatação

Quando copiamos textos de sites e os colocamos nos editores de textos eles vêm com uma formação diferente do que queremos. Para melhorar isso, use o atalho CMD+Shift+V para que ele use a formação que está usando no seu editor de texto.

7. Use o Não perturbe com um clique

Em muitas situações precisamos de foco total no que vamos fazer. Uma forma de conseguir se ‘desligar’ as distrações do computador, é habilitando o Não Perturbe para que não sejam mostradas as notificações.

Para ativar isso rapidamente pressione a tecla Option e clique em Data e Hora na barra de menus. Ou indo no Centro de Controle na barra de menu e depois clicando em Ativar Não Perturbe.

8. Restrinja pesquisas  a uma pasta 

Para quem não quer que na hora de pesquisar no Finder ele faça a pesquisa por todo Mac, você pode ativar somente na pasta atual.

Para fazer isso, vá em Finder (⌘,) -> Avançado e, na opção “ao realizar uma pesquisa’ e deixa a opção ativada a opção de pesquisar pasta atual.

9. Ajuste detalhadamente o brilho

Para ajudar a luminosidade do brilho é possível apertando as teclas F1 e F2. Porém, é possível controlar com mais detalhes. Para isso, mantenha a tecla Shift pressionada e depois use as teclas de volume, F11 e F12 para ajustar um quarto de brilho.

Assim, caso deseje gravar a tela do seu Mac, terá mais nitidez para analisar os detalhes e também verificar o arquivo se a qualidade de imagem ficou boa.

10. Mover arquivos com recortar e colar

A facilidade de recortar um arquivo e colar em outro lugar, excluindo do local original é muito prático e é possível fazer isso no Mac. Para fazer isso você precisa usar usando a combinação ⌘C (Cmd+C). Agora abra o local onde deseja colar o arquivo e pressione ⌘⌥V (Cmd+Opt+V) em vez de ⌘V (Cmd+V).

Para quem deseja apenas copiar e colar, basta usar apenas usar a função de Cmd+Opt+V, que assim irá permitir que o arquivo original continue salvo no mesmo local.

Deixe um comentário