CPF suspenso ou Pendente de Regularização: o que fazer para reverter situação

A situação é bem comum: o cidadão vai até um estabelecimento comercial fazer uma compra e se depara com o CPF suspenso. O que fazer nesse caso? Para onde correr? Onde consultar e modificar a situação?

CPF suspenso, o que fazer? Procure a Receita Federal

Hoje em dia, no caso de ter seu CPF suspenso, o que fazer de melhor e de forma mais rápida é procurar a Receita Federal, mas pode ser via internet. No site é possível emitir um comprovante de situação cadastral do CPF.

Assim, você vai saber se realmente teve seu CPF suspenso ou Pendente de Regularização e o que fazer nessa situação. Ao fazer a sua consulta, há cinco opções de status de um CPF: regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado e nulo. É preciso conferir, pois nem sempre um estabelecimento comercial poderá passar a informação correta.

No caso ter ter o CPF suspenso, o que fazer é atualizar o seu cadastro junto à Receita Federal, pois a suspensão ocorre quando há dados incorretos, como o número errado do Título de Eleitor na base desse órgão público.

Se o documento estiver realmente suspenso, o melhor é procurar uma unidade da Receita Federal e regularizar a sua situação seu Nome com CPF, levando os documentos necessários. Leve sempre os originais, para agilizar a retificação dos dados.

E se não for caso de CPF Pendente de Regularização, o que fazer para alterar status?

Independentemente do status que seu documento estiver, seja com CPF pendente de regularização, seja com CPF suspenso, você deve sempre procurar a Receita Federal.

Já o CPF pendente de regularização, por exemplo, geralmente ocorre por falta de entrega da alguma declaração de Imposto de Renda a que o cidadão estava obrigado, ou ainda de Declaração de Isento, que era obrigatória até 2007. No site da Receita Federal há uma série de esclarecimentos sobre o CPF, e o que fazer em cada caso.

Pessoas com o CPF suspenso têm uma série de inconvenientes. Elas não podem abrir conta corrente ou poupança, não podem tomar empréstimos, participar de concursos públicos, fazer passaporte, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional oficial ou receber eventual prêmio de loteria.