Confira os cursos online mais procurados pelos brasileiros em 2022

Durante a pandemia do coronavírus, as aulas online – antes consideradas um método de ensino secundário – passaram a ser uma ferramenta essencial adotada pelas diversas instituições de todos os níveis para que os alunos pudessem acompanhar os estudos de forma remota, sem prejudicar o andamento do período letivo. 

Publicidade

Hoje, graças ao rápido avanço da tecnologia, as plataformas de e-learning já são tendência no mundo todo, facilitando a qualificação pessoal e profissional a um clique de distância, sem sequer precisar sair de casa.

Além de possibilitar o estudo desde o conforto do lar e de acordo aos horários de cada um, o Ensino à Distância (EaD) costuma ser uma opção muito mais conveniente que o ensino presencial convencional, já que permite economizar em custos fixos como deslocamento e alimentação, entre outros fatores. 

Com vantagens inquestionáveis, a modalidade online está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Sites como o da Crehana brasil disponibilizam uma extensa variedade de cursos para melhoria de carreira em todos os níveis e idades, alguns inclusive com entrega de certificado de competência e com a mesma valorização no mercado no mercado de trabalho que muitas instituições de ensino tradicionais.

Sendo assim, vamos agora conferir alguns dos cursos atualmente mais em alta entre o público brasileiro, principalmente para quem deseja agregar valor ao currículo, mas não sabe em que área de atuação se especializar. Confira!

Cursos de Empreendedorismo

Os cursos relacionados ao mundo dos negócios, como os de empreendedorismo, costumam ser os mais procurados pelo pessoal que quer estudar online. 

Principalmente depois da pandemia, muitas pessoas decidiram iniciar seu próprio negócio, e quem empreende sabe que para ter sucesso nessa jornada é preciso saber um pouco de tudo: como pagar contas, aumentar as vendas, contratar e manter funcionários e pensar inovações. 

Por esse motivo, é simples perceber o porquê de os cursos de empreendedorismo terem tanta procura. Assim, para atender essa demanda, as diversas plataformas de e-learning que operam hoje no mercado brasileiro, como a Crehana, oferecem uma grande quantidade de cursos voltados a aprender conceitos práticos e funcionais da vida de uma empresa, ajudando o empreendedor a ter uma ideia sobre a vida nos negócios. 

Cursos de Marketing Digital

O marketing digital é uma das áreas mais em alta no mercado de trabalho, com demanda de profissionais em constante crescimento. A popularidade do setor é consequência direta do processo de digitalização das empresas, notavelmente acelerado com a irrupção da pandemia e a necessidade de trabalho remoto. 

Basicamente, a tarefa dos profissionais de Marketing Digital é construir ou fortalecer a identidade e presença de uma marca nas redes sociais para gerar mais alcance e visibilidade na internet. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas tecnológicas e estratégias. 

Existem muitas especialidades dentro da área de Marketing Digital. SEO (Search Engine Optimization), E-mail Marketing, Copy Writing, UX (User Experience) e Marketing do conteúdo são algumas das opções mais procuradas pelos interessados em virar profissionais do setor. 

No Brasil, o curso mais popular é o de Community Manager, que em pouco tempo fornece aos alunos as ferramentas necessárias para controlar o marketing de uma empresa nas redes sociais, para atrair novos clientes e aumentar as vendas. Uma excelente alternativa para quem adora fuçar nas redes e quer aprender a tirar proveito econômico disso.  

Cursos de Tecnologia 

Os cursos relacionados às novas tecnologias estão sempre entre os primeiros lugares na lista dos mais procurados no Brasil, e no mundo todo. Para quem deseja ingressar nesse mercado, existem opções de especialização em Linguagens de Programação (Java, Javascript), Big Data, Machine Learning, Desenvolvedor e Programador Web, e Ciências dos Dados, entre outras. 

A maioria dos cursos de Tecnologia oferecidos pelas diferentes instituições e plataformas de ensino online entregam um certificado de conclusão, ou seja, um documento para que os alunos consigam demonstrar suas qualificações aos potenciais empregadores. As certificações na área de Tecnologia agregam muito valor ao currículo, já que é um item muito requisitado pelas empresas.

Vale ressaltar que nas áreas relacionadas às novas tecnologias o domínio do inglês melhora exponencialmente o perfil do aluno e possibilita um melhor desempenho no curso. A importância dessa língua estrangeira no mercado de trabalho tecnológico não é nenhuma novidade, principalmente para trabalhar com empresas do exterior. 

Cursos de Gastronomia

Para quem adora cozinhar e reunir os amigos em casa para uma boa refeição, já pode encarar o hobby como uma profissão. Há alguns anos, com o surgimento das redes sociais, o mercado de trabalho em gastronomia não está mais restrito a hotéis, restaurantes e lanchonetes. 

Assim, cada vez mais pessoas estão trabalhando de forma autônoma, com entrega em casa, uma produção menor e clientela fiel. A tendência é oferecer produtos gastronômicos com mais qualidade, em menos tempo e economizando recursos.

Dessa forma, investir em um curso online de gastronomia é uma alternativa economicamente rentável para quem quer se tornar dono do próprio negócio, em pouco tempo. Afinal, é um mercado que raramente sobre abalos em momentos de crise. O gasto dos brasileiros com alimentação fica atrás apenas dos custos de habitação. 

Algumas conclusões

O ambiente digital tem se tornado cada vez mais necessário para desenvolver habilidades e conhecimentos nas diferentes áreas de atuação, principalmente para quem procura mudar de carreira em busca por um futuro melhor. 

As plataformas de ensino virtual oferecem uma oportunidade de formação de qualidade com muita flexibilidade de horário e são geralmente alterativas mais baratos ao ensino tradicional. Existem cursos em todas as áreas de atuação, para todos os níveis e idades. 

Estudar na internet, porém, não é tão fácil quanto parece. A jornada do ensino virtual exige muito compromisso e dedicação por parte do aluno para ser bem-sucedida. Além disso, antes de se matricular em algum curso popular, que garanta uma boa posição no mercado de trabalho, é preciso dar uma olhada no perfil do aluno para verificar se a opção é a mais indicada. É importante analisar também se as atividades que terá que fazer são conciliáveis com os compromissos que já tem. Afinal, a ideia é não perder tempo nem dinheiro investido.

Deixe um comentário