Como iniciar uma loja de roupas online

Como iniciar uma loja de roupas online? Confira as principais dicas que podem ajudá-lo a abrir um negócio online no nicho de moda, um dos mercados mais rentáveis do mundo.

Com impulsionadores de crescimento, como canais digitais, maior acesso online por meio de dispositivos móveis e inovações tecnológicas, não é de admirar que a indústria da moda online tenha disparado – e se você é um empreendedor com foco em moda, há muito espaço para participar na ação.

Para startup, pequenas, médias e grandes empresas, o comércio eletrônico oferece uma grande oportunidade de fazer sua empresa decolar sem a sobrecarga que pode advir das operações tradicionais de tijolo e argamassa.

No entanto, o lançamento de um negócio online raramente acontece da noite para o dia. E especialmente para empresários com pouco ou nenhum conhecimento técnico, tornar-se digital pode parecer mais trabalho do que vale a pena.

Mas tenha certeza, você não está sozinho – neste guia, vamos orientá-lo em tudo o que você precisa saber sobre como iniciar sua própria loja de roupas online e como sua empresa pode atingir seu potencial máximo.

Como iniciar uma loja de roupas online

Independente de iniciar com seu negócio de costura para consertar calça jeans esgarçada, fabricar roupas de festa, ou vender itens de um nicho específico de moda, há espaço online para crescimento, estabelecer sua marca e captar clientes.

O momento perfeito para começar a vender roupas online foi há cerca de 20 anos, quando o mercado começou a crescer – mas o segundo melhor momento é agora.

Com tanto potencial no horizonte, dar um salto para o mundo das lojas de comércio eletrônico agora pode ajudá-lo a capitalizar as tendências, em vez de deixar uma oportunidade passar.

Mas antes de começar a listar seus produtos à venda, você precisa de uma base que o orientará na direção certa desde o início. Essas sete etapas podem ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível para o sucesso do comércio eletrônico.

Escolha um nicho de roupas

Em vez de tornar sua missão vender roupas para todos em todos os grupos demográficos, aprimore algo um pouco mais específico, baseado em seus interesses pessoais e objetivos de negócios.

Ao considerar suas opções de como iniciar uma loja de roupas online, mantenha estes quatro pontos em mente:

Seja único: As lojas de comércio eletrônico custam um centavo e, se sua marca de roupas for igual a todas as outras, é provável que você se perca na multidão.

Escolha um nicho pelo qual você seja apaixonado: Pense nos tipos de roupas que você compra, nos itens que gostaria de ver no mercado e nos tipos de produtos que gostaria de compartilhar com amigos ou familiares.

Pergunte a si mesmo se você pode agregar valor e se posicionar como uma autoridade: Examine onde há buracos no mercado atual em que você pode fazer a diferença ou agregar valor. Por exemplo, se você tem experiência em sustentabilidade ou trabalho social, considere uma linha de roupas de comércio justo ou sem fins lucrativos.

Verifique se o nicho tem potencial de ganhos: Encontre um lugar para se inserir – ou uma proposta de valor exclusiva – que permita um crescimento mais rápido e a capacidade de ganhar dinheiro.

Determine seu plano de negócios

Um plano bem pensado é essencial para iniciar qualquer negócio grande ou pequeno – e um bom plano de negócios vai muito além de “vender itens, ganhar dinheiro”. Em vez disso, ele se aprofunda nas especificidades de como sua empresa operará, incluindo:

  • Um resumo executivo de alto nível que fornece uma visão geral do que sua empresa espera realizar.
  • Uma descrição da empresa, incluindo linhas de produtos, dados demográficos do cliente e planos para se manter competitivo.
  • A análise de mercado que analisa os dados e estatísticas do mercado, incluindo vendas médias, número de outros vendedores e taxas de crescimento projetadas.
  • Com a análise competitiva que se concentra explicitamente nos concorrentes no mesmo espaço.
  • Um plano de marketing que cobre detalhes de estratégias de marketing e vendas online e off-line.
  • Projetos financeiros tanto para o futuro próximo quanto para uma perspectiva de longo prazo.

Outra grande parte da criação do seu plano de negócios de varejo online envolve a escolha de um modelo de negócios. No mundo do varejo de roupas de comércio eletrônico, existem quatro opções comuns: impressão sob demanda, corte e costura personalizados, roupas de marca própria e dropshipping.

Impressão sob demanda

Uma empresa de impressão sob demanda imprime ou altera roupas pré-existentes, como camisetas ou moletons, com base nos pedidos dos clientes. Isso pode ser um processo personalizado – por exemplo, logotipos de empresas – ou baseado em uma seleção predeterminada de designs. Quando um cliente faz um pedido, você ou uma impressora de terceiros criará os produtos conforme solicitado.

A impressão sob demanda é uma boa ideia para proprietários de empresas, bem como aqueles que pretendem saber como iniciar uma loja de roupas online, que têm experiência mínima no varejo ou um orçamento limitado para ajudar a aumentar a margem de lucro.

Corte e costura personalizado

Corte e costura personalizado, como o nome indica, refere-se a empresas que projetam e vendem seus próprios produtos, você deve levar isso em consideração quando o assunto é como iniciar uma loja de roupas online.

Algumas empresas de corte e costura personalizados produzem todas as roupas internamente, enquanto outras terceirizam para fábricas fora do país.

Embora esse modelo de negócios seja uma ótima oportunidade para lançar uma marca verdadeiramente única, lembre-se de que iniciar esse tipo de loja de roupas on-line pode exigir mais financiamento e uma compreensão mais profunda dos princípios de design.

Selecione sua plataforma de comércio eletrônico

Se você deseja vender online, uma plataforma de comércio eletrônico é essencial. Felizmente, o mercado está cheio de plataformas de comércio eletrônico de alto desempenho que podem dar suporte à sua vitrine, mas em vez de escolher imediatamente a opção mais fácil ou mais barata, faça as seguintes perguntas:

  • Como quero administrar meu negócio? Preciso de muito suporte ou uma plataforma direta e prática atenderá às minhas necessidades?
  • Quanto conhecimento técnico eu tenho? Estou preparado para fazer qualquer tipo de codificação para dar vida ao meu site?
  • Que tipo de recursos eu quero que minha plataforma forneça, como estratégia de email marketing, SEO, um nome de domínio personalizado ou certificações SSL?
  • O que posso gastar em uma plataforma de comércio eletrônico? Tenho orçamento para pagar por complementos, temas ou plugins adicionais?

Algumas plataformas são básicas, fornecendo uma tela em branco, por assim dizer, para personalizar uma vitrine – geralmente são chamadas de código aberto.

Com soluções de código aberto, o usuário tem total controle sobre o código-fonte, permitindo a personalização completa, desde as páginas dos produtos até os temas e as experiências de check-out.

No entanto, com mais personalização geralmente vem mais complexidade, portanto, quaisquer alterações técnicas são melhor tratadas por desenvolvedores web certificados.

Escolha o seu nome de domínio

Seu nome de domínio deve estar alinhado com o nome da sua marca, bem como com seus objetivos finais de negócios e produtos disponíveis. Certifique-se de escolher um nome de domínio que seja lógico, fácil de lembrar e fácil de acessar.

Nomes curtos são sempre melhores do que nomes longos, e nomes confusos com várias letras repetidas ou sequências de letras podem deixar potenciais compradores perdidos na web.

Liste seus produtos

Depois de estabelecer a estrutura do seu site, você estará pronto para listar os produtos que tem à venda. Lembre-se que a exibição dos produtos, a qualidade das suas descrições e até a navegação da sua página de e-commerce podem influenciar diretamente nas suas vendas.

Descrições do produto

As descrições dos produtos podem parecer mundanas, mas o conteúdo de qualidade pode fazer uma enorme diferença. Nos sites de comércio eletrônico, as descrições dos produtos são o principal fator de SEO e também desempenham um papel incrivelmente importante ao informar aos clientes o que você tem a oferecer e por que eles devem comprar de você.

Use uma linguagem colorida e de alta qualidade que mostre uma imagem para os clientes. Como os compradores não podem lidar fisicamente com sua mercadoria, as descrições dos produtos são efetivamente a próxima melhor coisa.

Exibição do produto

A exibição do produto deve complementar completamente as descrições do produto, fornecendo uma maneira de mostrar e informar aos compradores o que esperar. Uma única foto não será suficiente; fornecer imagens de itens de vestuário de todos os ângulos, de perto e à distância, para que os clientes possam tomar uma decisão informada.

Roupas fotografadas em modelos sempre que possível, ou um manequim quando não. As fotos devem ser de alta qualidade e mostrar tecidos, detalhes frontais, traseiros e laterais e até opções de estilo quando possível.

Navegação

Setenta e nove por cento dos usuários da web dizem que uma experiência ruim em um site os levará a procurar outro para atender às suas necessidades – o que mostra que a navegação no site é parte integrante da realização de vendas.

Quando um visitante do site está completamente sobrecarregado com menus, menus suspensos e opções de navegação, o esforço para encontrar os produtos certos pode ser muito esmagador. Independentemente de quantos produtos diferentes você vende ou categorias que possui, mantenha a navegação simples e fácil de usar.

Publique e comercialize sua loja de roupas

Agora que sabe quais as dicas de como iniciar uma loja de roupas, e sua loja está funcionando, suas descrições e fotos de produtos são excelentes e sua página está otimizada para o sucesso – mas onde estão seus clientes?

Em um mercado de comércio eletrônico, a melhor maneira de levá-los até você é através do marketing digital de alto nível. Essas três ferramentas básicas são o catalisador que você precisa para fazer sua loja decolar.

Cupom de desconto

Após começar a divulgação de sua loja online, uma dica é atrair o público com promoções, bem como, os cupons de desconto. Para se ter uma ideia, o cupom promocional AliExpress é uma das ferramentas de marketing que contribuem para o sucesso de vendas na AliExpress.

Você pode oferecer cupom de frete grátis, cupom de primeira compra, descontos a partir de um valor, entre outros.

Categorias Internet

Deixe um comentário