5 maneiras de enviar ou armazenar arquivos grandes pela internet

Fonte: Pixabay

Na era tecnológica em que nos encontramos, o trabalho e grande parte das interações entre as pessoas são realizadas online. 

Conversamos por mensagem e por chamadas de vídeo, trocamos e-mails profissionais e compartilhamos fotografias pessoais, vídeos de família, e-books e arquivos de trabalho. Principalmente nos últimos tempos, com o isolamento social, a internet se tornou grande aliada do chamado Home Office e das reuniões remotas.

Muitas vezes, nessas interações, precisamos fazer upload ou enviar arquivos em plataformas que possuem um limite máximo de tamanho em megabytes (MB) e estamos com documentos extensos ou que possuem imagens, o que deixa qualquer arquivo mais pesado. Então, o que podemos fazer quando não há a opção de diminuí-lo ou quando não queremos perder sua qualidade?

Algumas ferramentas são extremamente úteis para que possamos enviar ou armazenar arquivos grandes de vídeo, imagem ou de texto, seja ele no formato em PDF ou qualquer outro. Além de outras que alteram e modulam os arquivos, de maneira que possamos utilizá-lo dentro dos limites encontrados.

1. Armazenar para preservar

Ao enviar e-mail pelo Gmail, por exemplo, o limite máximo suportado para arquivos a serem anexados é o de 25GB. Hoje em dia, com fotografias em altas resoluções e com o envio de e-books ou documentos escritos para trabalho, essa limitação pode ser um problema. Pensando nisso, o próprio Gmail já oferece a opção de realizar o upload do arquivo no Google Drive. Essa plataforma nada mais é do que um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos e foi feito exatamente para te salvar nesses momentos!

2. Arquivos nas nuvens

Você sabe o que significa guardar seus arquivos na “nuvem”? Depois do disquete, do CD, do pen drive e do HD externo, chegamos ao tempo do armazenamento online. Assim como o Google Drive, outra opção interessante é o One Drive, da Microsoft. 

Além de poder guardar seus arquivos, você terá a possibilidade de definir quais deles podem ser públicos, quais podem ser vistos ou compartilhados somente por contatos e, ainda, aqueles em que apenas usuários definidos ou privados podem acessar.

3. Vídeos seguros

Além de utilizar o Youtube como entretenimento ou espaço de conhecimento, saiba que ele também pode ser um bom meio para guardar seus vídeos! Pois é, nele você pode carregar vídeos de até 128 gigabytes (GB)! 

E não se preocupe, por mais que a gente conheça o Youtube por meio de vídeos públicos de produtores de conteúdo, ele também possui a opção de manter os seus vídeos privados, de forma que apenas os seus amigos que receberem o link do seu vídeo terão acesso ao mesmo.  

4. E-books e arquivos quilométricos

Com o compartilhamento de documentos grandes, de páginas e páginas de leitura e imagens de resolução alta fica difícil colocar tudo em apenas um local. Além disso, cresce a preocupação sobre a segurança desses documentos, quando nos damos conta das invasões de hackers. 

Com isso em mente, o MEGA se propõe a ser uma opção de armazenamento seguro, já que é criptografado e controlado pelo próprio usuário, por meio de navegadores e aplicativos de celular.

5. Otimizar é a solução

Você conheceu várias plataformas de armazenamento em nuvem, mas, ainda assim, o que você precisa é de enviar ou manusear um arquivo menor, que seja menos pesado. Isso acontece muito quando lidamos com um arquivo em PDF que compartilhamos por e-mail ou por mensagem.

A solução está em comprimir PDF de forma que ele diminua o seu tamanho! Entretanto, é importante que mantenhamos a qualidade deste arquivo, para que as imagens continuem em bom estado. Para comprimir, o Small PDF é uma boa ferramenta online que oferece diversos serviços como, também, excluir páginas ou dividir o arquivo, o que pode ser útil nessas ocasiões.

Com essas opções você poderá armazenar diversos tipos de documentos, vídeos, e-books e arquivos em PDF, além de deixá-los menores, mais leves, sem perder a qualidade, para envio em plataformas que possuem limites de tamanho de upload. As possibilidades são das mais variadas e a cada dia a internet nos surpreende com mais demandas e alternativas. Qual outra solução você conhece e não pode ficar de fora?

Categorias Internet

Deixe um comentário