5 Ferramentas para criar e manter um site profissional

Ter presença digital para quem é empreendedor é bastante essencial, já que os consumidores fazem muitas pesquisas na internet antes de realizar a compra de um determinado produto, com o objetivo de saber sobre as experiências dos clientes anteriores, para depois decidirem se devem ou não concluir o pedido.

Publicidade

Porém, é fato que ter um site profissional e bem estruturado, transmitindo a imagem da empresa ao consumidor, faz com que atraia cada vez mais clientes, gerando assim um e-commerce de muito sucesso no mercado. Dessa forma, é muito importante que o empreendedor esteja bastante atento a alguns detalhes no momento de fazer a criação do seu website. Com isso, neste artigo reunimos 5 dicas de ferramentas que podem ajudar a criar o seu site profissional, intensificando ainda mais as suas vendas.

1.    E-mail Marketing da Wix

Atualmente, a ferramenta Wix é bastante popular no mercado, pois ela é considerada uma das melhores plataformas quando o assunto é criação de site. Porém, o Wix também pode ser usado para estratégias de e-mail marketing, sendo muito utilizado pelos empreendedores que precisam enviar e-mails todos os dias. Com esta ferramenta, você consegue configurar o design de seus e-mails, segmentar os seus contatos, enviar mensagens automáticas, além de possuir integração com os outros serviços.

Ao utilizar o Wix também é possível fazer anúncios rapidamente em redes sociais como o Pinterest, Twitter e comentários via Facebook, por exemplo. Além disso, esta ferramenta possui funcionalidade para casos de abandono de carrinho, enviando lembretes aos clientes que não concluíram a compra. Os seus consumidores também poderão receber notificações de seus pedidos ou de produtos recomendados, de acordo com a base de dados e preferências deles.

2.    Google Analytics

Para o empreendedor que deseja otimizar a sua página na internet para campanhas de marketing, o Google Analytics pode ser uma ótima opção. Esta é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, com a qual você consegue fazer análises de acordo com as visitas em sua página.

Após as etapas de cadastro, o empreendedor recebe um código para ser digitado na em sua página. Com isso, sempre que o seu site for exibido na internet e visitado pelos consumidores, a plataforma enviará as estatísticas ao responsável pelo site, fazendo com que seja possível identificar sua notoriedade no mercado digital, bem como o grau de engajamento com o seu público.

Além disso, o Google Analytics também consegue informar a localização do visitante, até mesmo como ele conseguiu acessar a sua página, se foi por meio do buscador ou links de outros sites. Ao utilizar esta ferramenta é possível identificar se o objetivo com a criação do seu site profissional está sendo atingido ou não.

3.    Implementação de Chat ao vivo

Deixar o seu cliente esperando ou sem resposta pode ser bastante ruim para o sucesso da sua loja virtual. Sendo assim, usar um serviço de chat é uma ótima opção para o empreendedor que esteja pensando em criar o seu site profissional. É uma ferramenta gratuita que facilita a comunicação com o cliente em tempo real, por meio do seu site, e-mail, telefone ou Facebook.

A finalidade dela é justamente evitar que o empreendedor utilize diversos aplicativos diferentes para atender ao seu cliente, correndo o risco de alguma mensagem não ser visualizada ou que o atendimento seja muito demorado. Com isso, esse procedimento pode ser feito através de um aplicativo apenas. Existem opções de chat bem práticas e fáceis de utilizar, podendo ser acessados pelo celular ou computador. 

4.    SEMRush

Bom, de nada adianta criar um site profissional bem estruturado se o consumidor não consegue encontrar a sua página na internet. Com isso, a ferramenta SEMRush nada mais é do que uma plataforma de gestão de visibilidade. Ela é bastante conhecida no mercado pelo fato de fazer análises de sites e palavras-chaves, fazendo com que o consumidor consiga encontrar a sua loja virtual com mais facilidade.

Ao utilizar esta ferramenta, o empreendedor consegue verificar quais são as palavras-chaves que geram maior visibilidade, colocando o seu site no topo do maior buscador do mundo, o Google. É possível efetuar até 10 pesquisas diárias de forma gratuita para quem possui cadastro na plataforma, caso ultrapasse esse limite o usuário precisa adquirir alguns do seus planos para mais funcionalidades.

5.    Domínio personalizado profissional

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de se criar um domínio personalizado para seu site, seja ele um blog, portal de notícias ou loja virtual. Ao acessar um site, qualquer pessoa repara na URL e, caso seja algo estranho, sem o ponto com, por exemplo, a primeira reação costuma ser de desconfiança.

Por isso, você deve comprar um domínio próprio, de preferência com as terminações “.com” ou “.com.br”, assim seu público poderá perceber que trata-se de uma empresa séria. O melhor é que assim como as outras dicas deste artigo, esta é muito fácil de executar, basta entrar no registro.br e pesquisar um domínio disponível, quando conseguir encontrar um que ainda não esteja sendo utilizado, basta comprá-lo.Todas as dicas apresentadas neste artigo são de fácil implementação, isso mostra o quanto a evolução das tecnologias facilitou a vida dos empreendedores, pois ao fazer um curso online rápido você já poderá analisar os dados com o Analytics, hospedar seu site, criar campanhas de e-mail marketing e muito mais. E tudo isso é excelente, pois o resultado é que muito mais pessoas podem ter sites profissionais, de qualidade e que ajudam muito a melhorar os resultados dos seus negócios.

Deixe um comentário