Comprou aplicativo para Android e se arrependeu? Peça reembolso

Você navega pela Google Play Store, encontra um aplicativo para Android que parece útil, faz a compra e, quando vai utilizá-lo pela primeira vez, bate o arrependimento: não é exatamente o que você procurava ou o que parecia ser. Para não perder dinheiro, pode solicitar o reembolso. Mas é preciso ser rápido.

Reembolso de aplicativo para Android

Duas horas. Esse é o prazo estabelecido para solicitar o reembolso após a compra de algum jogo ou aplicativo para Android. Esse tempo funciona como uma espécie de test-drive do app, para que o consumidor possa avaliar sua real utilidade. Mas não é a única regra para conseguir o reembolso.

Outro ponto importante a atender é não ter realizado o procedimento antes com a mesma aplicação. Em bom português: se comprou pela segunda vez, ainda que tenha sido por engano ou esquecimento, você não terá o dinheiro de volta.

Veja um passo a passo para solicitar o reembolso de um aplicativo para Android:

  1. Abra a Google Play Store e acesse o menu principal no canto superior esquerdo da tela.
  2. Role a tela para baixo e selecione a opção Minha conta.
  3. Deslize até Histórico do pedido e encontre o aplicativo que acabou de comprar. Dentro do período de duas horas após a compra, estará disponível um botão com a opção Reembolso. Selecione-o.
  4. A ação abrirá uma caixa de confirmação do reembolso. Ao tocar Sim e cancelar a compra, o aplicativo para Android será desinstalado e você receberá o dinheiro de volta.

O reembolso é feito pelo mesmo canal de pagamento usado para fazer a compra original, levando de três a cinco dias úteis no cartão de crédito ou PayPal, um dia útil no caso de vale-presente, saldo de créditos ou saldo da Google Wallet e na próxima fatura, quando comprado direto com a operadora.

E se perder o prazo?

Você baixou, pagou, mas deixou para testar o aplicativo depois. Quando percebeu que não era o que queria, já se passaram mais de duas horas. Perder dinheiro é uma certeza? Ainda não.

Para solicitar o reembolso após esse período, é preciso entrar em contato diretamente com o desenvolvedor do aplicativo. Os dados normalmente estão disponíveis na página do app na Play Store e na própria aplicação. Caso não encontre essas informações, é possível contatar o suporte da Google Play via telefone pelo número 0800 724 8149.

Leia também

Aplicativos em ascensão

São mais de 1,4 milhão de apps disponíveis na Play Store. Entre players de vídeo e música, editor de fotos, serviços de streaming, jogos, lojas virtuais, redes sociais e tantos outros, os usuários de dispositivos móveis, segundo o site mejorcasino.vip usam em média 26 aplicativos por mês. É o que mostra uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nielsen.

O estudo revela que o tempo manipulando apps e a quantidade de aplicações utilizadas aumentou 65% entre 2011 e 2013, chegando a 30 horas e 15 minutos por mês. Além disso, a média de aplicativos abertos a cada 30 dias subiu de 23,3 para 26,8.

Com a crescente oferta e uso de apps, vale atenção redobrada na hora de escolher e baixar novas aplicações, sobretudo aquelas que são pagas. Para evitar o arrependimento e não errar na compra do aplicativo para Android, alguns cuidados são importantes.

Pesquise

Antes de fazer a compra, pesquise se não existem aplicativos gratuitos com as mesmas funções daquele que é pago.

Avalie

Além disso, veja as classificações e comentários de outros usuários sobre o app. Muitos possuem até mesmo vídeos de apresentação, mostrando as opções e funcionalidades do serviço, ferramenta ou jogo.

Teste

Por último, teste o app logo após a compra para que, caso não fique satisfeito, consiga o reembolso dentro do prazo.

Você já solicitou reembolso após compra de aplicativo para Android? Deixe seu comentário!